Inteligência Artificial e ChatGPT se tornam ferramentas nas mãos dos supermercadistas. Veja o que rolou no 2º dia da SRE

No segundo dia da 34ª edição da SRE Trade Show – Super Rio Expofood, o público teve à disposição palestras que abordaram desde o papel da Inteligência Artificial nos negócios a boas práticas de prevenção de perdas no varejo alimentar.
O evento, que segue até quinta-feira, dia 21, reúne as mais importantes marcas do setor do varejo de alimentos e também abre espaço para debater questões e soluções para o segmento, com extensa programação de palestras, nas quais especialistas da América Latina fazem reflexão sobre as últimas tendências que vão impulsionar o setor supermercadista.
Abrindo mais um dia de debates, o fundador da Predify – empresa recém-adquirida pela Neogrid –, o especialista em inteligência artificial (IA), Carlos Schmiedel ministrou palestra com o tema “Promoção e Precificação – Como a IA pode ajudar a ter mais inteligência em preços promocionais e regulares”. Segundo o executivo, cerca de 50% das promoções no varejo não geram crescimento de venda e 30% das decisões de precificação são falhas. Percentuais como esses são obtidos sem o uso da inteligência artificial na precificação dos produtos. “Nessa questão, em especial, a Inteligência Artificial pode apoiar muito o empreendedor. A IA pode analisar milhares de informações, hábitos de consumo do consumidor e ajudar a prever tendências de mercado”, ressaltou Schmiedel.
Na avaliação do fundador da Predify, as novas estratégias de precificação regular e promocional passarão pelo uso da IA. Mas, para torná-la eficaz, será preciso entender como ela funciona. “Podemos fazer com que a IA entenda os clientes, o comportamento, seus hábitos. Já o ChatGPT, traz uma nova experiência para o consumidor. São ferramentas fundamentais para o próximo nível do mercado varejista”, finalizou o executivo.
A segunda palestra do dia teve como tema “Boas práticas de prevenção de perdas no varejo alimentar do Brasil e da América Latina”. De acordo com Carlos Santos, presidente da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), a perda de um cliente por falta de um produto ou por causa de um atendimento inadequado pode representar uma perda de até R$ 150 mil por ano ao supermercado. “Para evitar isso, é preciso dar treinamento aos colaboradores, saber ouvir e garantir o abastecimento da loja”.
Já Marcelo Soares, diretor de PP do Pão de Açúcar (Brasil) é importante que o colaborador saiba os custos das perdas. “Isso tem que ser colocado de forma bem visível, porque se houver controle das perdas, a margem aumenta. E quando a margem aumenta, é possível dar bônus aos colaboradores”.
Gloria Melendez, diretora de Prevenção de Prevenção de Perdas do Grupo Chedraui, acredita que a prevenção de perdas funciona como um agente de mudanças. “Permite reduzir perdas e aumentar margens”. Na ocasião, os presentes puderam ouvir ainda o relato de Juan Carlos, diretor de Prevenção de Perdas do Olimpíadas Supermercados (Colômbia).
No painel “Pontos de vista de Norte ao Sul do Brasil: Estratégias e Desafios nos Supermercados”, o palestrante Denyson Queiroz Prado, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS), afirmou que o principal desafio na sua região é reter talentos. “Investimos nos profissionais, começamos a capacitação e antes de acabar eles vão embora. Há uma grande dificuldade para segurar a mão de obra. As pessoas têm resistência em trabalhar nos finais de semana”.
Para Roberta Barreto, presidente jovem da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), o Brasil é repleto de regionalidades e os supermercadistas já perceberam isso. Segundo ela, a preocupação no momento é com os impostos. “Estamos tentando reverter a decisão do governo do estado que quer taxar a cesta básica e o hortifruti, seremos o único estado a pagar esses impostos”, comentou.
André Portes, CEO da rede Supermarket, do Rio de Janeiro, ressaltou que esse também é um problema do RJ, que tem uma das mais altas cargas tributárias. “Além de problemas com roubo de cargas – no ano passado foram nove por dia -, com capacitação das pessoas e com logística. Mesmo assim tivemos crescimento acima da média nacional”. Ao final de sua apresentação, ele deixou um recado para os varejistas. “Conheçam seu negócio, estudem o mercado e os custos dos seus produtos”.
Gabriel Santos, sócio-diretor da Hortifrios (empresa focada na produção e distribuição de hortifruti com abrangência no Norte-Nordeste) e cofundador da Sapin concorda que a logística é um problema nacional. “São vários desafios, gestão de pessoal é apenas um, assim como outros, mas a logística, nesse Brasil cheio de países diferentes, com culturas diferentes, com problemas diferentes, é um desafio enorme”.
Na última palestra do dia, com o título “Desmarketize-se: o novo marketing não parece marketing”, o ex-vice-presidente de marketing do McDonald’s, João Branco, criador do “Méqui”, case de sucesso de branding da marca, disse que marcas e empresas precisam entender a nova geração de clientes. “O público consumidor está mudando muito rápido, o marketing precisa entender e mudar. Ao criar a expressão ‘Méqui’, que só aconteceu no Brasil, em mais nenhum lugar do mundo, transformamos a marca. As empresas precisam mudar sua forma de fazer marketing, trazer para o mundo real. Até 2016, nenhuma propaganda do Méqui tinha pessoas comendo seus hambúrgueres”, enfatizou Branco.
A SRE Trade Show acontece até o dia 21 no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Confira mais informações no site oficial do evento por esse link.
Agenda de palestras:
DIA 21 (quinta-feira)
– 15h às 16h | Liderança e Estratégias Tecnológicas: Um olhar profundo no varejo moderno / Palestrante: Leandro Balbinot, CTO da Whole Foods Market e vice-presidente de Tecnologia da Amazon;
– 16h às 17h | Panorama do consumo Brasil e América Latina / Palestrantes: Guilherme Mercês, Future Talk; Roberta Atherino, head da área de produtos na Horus; e Robson Munhoz, diretor executivo de customer success da Neogrid;
– 17h às 18h | Surfando no Tsunami: Como a IA vai impactar seus negócios e sua vida / Palestrante: Walter Longo, especialista em inovação e transformação digital;
– 18h às 19h | Nossas melhores versões / Palestrante: Giovane Gávio, consultor de esporte do Sesc RJ, treinador campeão da Superliga 2011 e bicampeão Olímpico.
Mais informações – https://sretradeshow.com.br/programacao/