As vendas de carne bovina e aves aumentaram no terceiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo uma pesquisa da Scanntech, empresa que coleta dados nos pontos de venda de supermercados e atacarejos em todo o país, o volume de venda de carnes bovinas subiu 14% e o de aves, 11%. O principal motivo para esse crescimento foi a queda nos preços dessas proteínas, que ficaram 10% e 16% mais baratas, respectivamente.
O estudo também mostrou que o ovo foi outro produto que se destacou positivamente neste ano, com um aumento de 17% nas vendas no terceiro trimestre, após uma queda de 12% no primeiro. O ovo branco foi o tipo mais vendido, representando 57,8% do faturamento de ovos no Brasil, seguido pelo ovo vermelho, com 31,1%.
Peixes e suínos, por sua vez, tiveram um ano de retração, com quedas de 11% e 13% no volume de vendas no terceiro trimestre, na comparação com 2022. Os peixes foram os que mais encareceram, com um aumento de 11% no preço médio por quilo, enquanto a carne bovina foi a que mais se valorizou ao longo do ano. A tilápia e o bacalhau foram os pescados que mais sofreram com a redução do consumo, com quedas de 23,7% e 22%, respectivamente. O salmão foi a exceção, com um aumento de 61,6% nas vendas, graças à queda de 24,3% no preço.
Entre os cortes de carne bovina, o contrafilé foi o mais comercializado no trimestre, com um crescimento de 59,8% no volume, acompanhado de uma redução de 16,5% no preço. A alcatra ficou em segundo lugar, com um aumento de 29,2% no volume e uma queda de 14,4% no valor. Juntos, esses dois cortes representaram mais de 25% do faturamento do varejo alimentar de carnes bovinas em todo o Brasil. Outros cortes populares foram o coxão mole, o patinho e o acém, que somaram 52,3% da proteína vermelha vendida no país.
Entre os produtos derivados da carne suína, a bisteca (-16,1%), linguiça calabresa (-15,8%), pernil (-12,2%) e salsicha (-14,2%) foram os responsáveis pelo pior desempenho nas vendas e registraram queda no 3º trimestre deste ano na comparação com 2022. Apenas a linguiça calabresa teve um aumento de preço, de 7,4%.
Já os cortes de aves, o filé de peito foi o mais consumido pelos brasileiros, com um aumento de 29% nas vendas, devido à queda de 26% no preço. A coxinha da asa também teve um bom resultado, com um aumento de 11,7% no volume e uma redução de 11,7% no valor.