Feira terá espaço exclusivo com foodtechs, produtores orgânicos e alimentos saudáveis
A revolução orgânica chegou na SRE Trade Show – 32ª Super Rio Expofood com a Expo Nature. O mercado de alimentos orgânicos no Brasil está crescendo para se tornar um dos maiores do mundo. Pesquisa divulgada pelo Organis (Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável), em 2019, revelou que 1 em cada 5 brasileiros (19%) consome algum produto orgânico (contra 15% de 2017).
Na Expo Nature, os visitantes poderão conhecer um ambiente diferenciado com foodtechs, produtores orgânicos e alimentos saudáveis. Entre as empresas que marcaram presença no espaço está a Fit´Óka que possui uma linha de produtos 100% saudáveis, assados e produzidos com massas de tapioca, óleo de coco e fibras de coco. Sem adição de óleo, soja, farinha de arroz ou similares. Teremos também a Brits Food, empresa 100% brasileira, fundada em 2016, que oferece uma linha de produtos frescos como sanduíches naturais, hambúrgueres, saladas, sopas quentes e frias, com o mais alto padrão de qualidade.
Quando o assunto é beleza, já temos confirmadas a Amantikir que produz óleos e cosméticos naturais com os melhores ingredientes de origem natural e orgânico para a saúde, nutrição e beleza, além de não realizarem testes em animais. A Elemento Mineral também garantiu um stand na Feira para mostrar a simplicidade e sinergia com a natureza dos antigos rituais de beleza, traduzidos em produtos contemporâneos feitos com rochas, cristais, metais, águas minerais, carregados de energia solar e magnética, fonte de oligoelementos que se transformam em poderosos ingredientes cosméticos e com propriedades terapêuticas e metafísicas.
O número de vegetarianos no Brasil saltou de 8%, em 2012, para 14%, em 2018, segundo pesquisa do IBGE citada pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), o que representa quase 30 milhões de pessoas. Já o Euromonitor International identificou, em 2017, que 20% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por produtos naturais, mais simples e minimalistas, locais, artesanais, minimamente processados e que valorizam ingredientes regionais.
Esta busca da população por um estilo de vida mais saudável e sustentável tem impacto direto no desenvolvimento econômico do setor, fomentando a produção, processamento, distribuição, varejo e, como não poderia deixar de ser, os eventos de negócios que o representa. Foi exatamente por isso que o melhor Trade Show da América Latina decidiu trazer esse novo espaço.
A SRE Trade Show – 32ª Super Rio Expofood, é realizada anualmente no Riocentro, Rio de Janeiro, pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e Escala Eventos, sendo um dos maiores encontros entre distribuidores, fornecedores e a indústria com os principais líderes dos setores supermercadista, bares, restaurantes, hotéis, padarias e food service de todas as regiões do Brasil.
Este ano, quem visitar o evento verá que nem só de food se faz a SRE Trade Show – 32ª Super Rio Expofood. O encontro reunirá as maiores marcas do varejo nacional, passando pela área de cosméticos, bebidas, alimentos, indústria, empresas que oferecem facilidades de compras, entre outras.
O mercado de alimentos orgânicos – O Brasil experimentou um notável crescimento entre 2007 e 2013. Nesse período de cinco anos, a receita desses produtos no Brasil passou de R$118 milhões para R$ 700 milhões, representando mais de 0,5% da receita total da indústria alimentar brasileira, incluindo exportações de alimentos. Desde de 2013, o Brasil é classificado como um dos maiores produtores de alimentos orgânicos do mundo, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa de Cultura Orgânica e da Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica.
Esta preferência vem fazendo com que o setor registre crescimento ininterrupto nos últimos anos – em 2018, o faturamento chegou a R$ 4 bilhões, 20% a mais que no ano anterior.
Em nível internacional, o Euromonitor aponta como tendências para os próximos anos a maior procura por produtos livres de glúten e lactose, fortificados, funcionais, probióticos e energéticos, o consumo consciente, o veganismo e o bem-estar animal em segmentos que vão além da alimentação, como moda e cosméticos.
De acordo com o último Censo Agropecuário brasileiro, realizado em 2006 pelo IBGE, o Brasil possui quase 5 milhões de hectares de terras destinadas ao cultivo de produtos orgânicos, tornando o Brasil o décimo país onde a maior parte da terra é utilizada para agricultura orgânica.
O número de produtores orgânicos também está aumentando no Brasil. Em 2012, havia cerca de 5.500 produtores orgânicos no Brasil que estavam devidamente registrados e em conformidade com os requisitos estabelecidos. Em 2013, esse número cresceu para 7,959 produtores biológicos e 10,064 unidades de produção orgânica no Brasil. De 2007 a 2012, a produção de alimentos orgânicos passou de 40.000 toneladas para 300.000 toneladas.
Conteúdo de qualidade
Este ano a Arena SRE Conference, espaço de conteúdo do evento, ganha um novo formato. Composta por uma plataforma 360º com até quatro conteúdos simultâneos, o novo espaço da SRE é projetado com alta tecnologia para receber mais de 100 palestrantes renomados.
A Arena, dividida em quatro “pétalas” com os temas: Conecta Varejo, Arena do Conhecimento, Arena Falconi e Arena IDEIA que garantirão muito conteúdo de qualidade aos visitantes e demais presentes no evento por meio de aulas show, palestras, bate-papos, workshops, dentre outras atividades para enriquecer a visão profissional de empresários e de jovens empreendedores que buscam elevar seus níveis de conhecimento, com temas e conteúdos de profissionais renomados e cuidadosamente selecionados pela curadoria do evento.
Os mais de 50 mil visitantes poderão viver também experiências inesquecíveis no Gourmet Show que oferecerá aulas com chefs internacionais e workshops com especialistas conhecidos nacionalmente e internacionalmente pelo setor gastronômico, a fim de aproximar executivos, empresários, nutricionistas e outros profissionais de alimentação e bebidas. Será um momento de inovação e muita criatividade trazendo um novo olhar para o seu negócio. Uma nova forma de pensar o setor alimentício.
SERVIÇO:
Local: Riocentro | Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22783-127 Data: 16 a 18 de março de 2020